RS receberá doses suficientes para segunda aplicação de Coronavac

Segunda, 17 de Maio de 2021 às 16h20min
Mais de 180 mil unidades do imunizante serão encaminhadas ao Estado no decorrer desta semana
Foto Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini/Arquivo

O Ministério da Saúde (MS) divulgou nesta segunda-feira, 17, que encaminhará no decorrer desta semana as doses restantes da vacina Coronavac para o Rio Grande do Sul, voltadas àquelas pessoas que estão com a segunda aplicação do imunizante em atraso.

Desta forma, o Estado gaúcho deverá receber 188.800 doses da vacina produzida no Brasil pelo Instituto Butantan. Conforme a Secretaria Estadual de Saúde (SES), 179.330 gaúchos já deveriam ter tomado a segunda dose do imunizante até o fechamento desta edição.

– A pedido do ministério, informamos esse número na sexta-feira, 14, e, no dia seguinte, recebemos o informe de que será enviado quantitativo suficiente para que todas as pessoas que tomaram Coronavac no Estado recebam a segunda dose – diz Tani Ranieri, chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs).

Além das doses de Coronavac, o MS também detalhou à SES que no decorrer desta semana serão enviados para o RS outras 269.100 doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz e 39.780 unidades da Pfizer. Em relação a vacina AstraZeneca, a SES detalha que já foram distribuídas todas as unidades suficientes para completar o esquema vacinal de todos os imunizados com a primeira dose desta fabricante que já podem tomar a segunda aplicação da vacina. Ainda, de acordo com a secretaria da Saúde, há estoque no RS para a segunda dose de todos os que precisam completar o esquema vacinal com AstraZeneca até, pelo menos, a metade de julho.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Fotos