União enfrentará o São Paulo-RG nas quartas de final

Segunda, 18 de Outubro de 2021 às 08h35min
Após empatar com o Veranópolis em 1 a 1, Leão da Colina jogará com o time de Rio Grande o primeiro mata-mata da segunda fase da Divisão de Acesso
Fo Thiago Henrique/AI União/Divulgação

O Leão da Colina sofreu, mas conseguiu segurar o ímpeto do Veranópolis na tarde deste domingo, 17, em partida válida pela 14ª e última rodada da primeira fase do Campeonato Gaúcho Série A2. 

O placar final no jogo disputado na Arena, em Frederico Westphalen, foi de 1 a 1, resultado suficiente para garantir o Leão da Colina na primeira posição do Grupo A e, de quebra, garantir a melhor campanha da primeira fase entre as 16 equipes participantes da competição por um gol marcado a mais do que o Guarany de Bagé, fazendo com que o clube decida em casa o primeiro mata-mata. 

Com isso, o time frederiquense enfrentará nas quartas de final o quarto colocado do Grupo B, o São Paulo de Rio Grande. O próximo confronto acontece já no próximo fim de semana, com data e horário ainda a serem definidos. O jogo de ida será no Sul do Estado e a volta em Frederico Westphalen. 

O jogo deste domingo

União e Veranópolis entraram com objetivos traçados, mas foi o União o primeiro a assustar. Marquinhos criou a primeira boa oportunidade para o Leão da Colina logo após os dois minutos, chutando alto uma bola sobrada para ele. 

Na sequência o Veranópolis chegou assustando. Aos cinco minutos, Henrique chutou e Agenor fez boa defesa. Inclusive, o goleiro frederiquense foi um dos destaques da partida com outras ótimas intervenções que garantiram o placar.

O gol do União foi marcado aos 19 minutos e meio, quando Rômulo cabeceou muito bem uma cobrança de escanteio de Joãozinho, mandando para o fundo das redes. Dois minutos depois, Irapuan teve boa chance de ampliar o marcador, mas chutou para fora. 

No fim da primeira etapa, Igor também teve outra grande chance depois do goleiro Anderson falhar. Esta seria a primeira de várias chegadas na pressão exercida pelo União no término da primeira etapa. Em cerca de cinco minutos, foram três escanteios a favor do União, mas nenhum resultou em gol. 

Segundo tempo

A efetividade que faltou nas boas criações do União, principalmente, no fim da primeira etapa, fez falta no segundo tempo. O time do Veranópolis voltou diferente e muito mais ofensivo. Desde os primeiros minutos o time da Serra criou mais e o União praticamente só se defendeu. 

O gol de empate saiu aos 13 minutos, na sobra de um verdadeiro milagre executado por Agenor. Porém, o esforço do arqueiro tricolor não foi suficiente porque Mateus, livre, teve apenas o trabalho de empurrar para o fundo das resde. 

Após o tento adversário e as trocas, o União melhorou a sua marcação e segurou o ímpeto do Veranópolis no restante da segunda etapa. Agenor fez, ainda, outra boa defesa aos 31 minutos e o Leão da Colina conseguiu segurar uma forte pressão do time adversário no fim do jogo, garantindo o placar suficiente para se sacramentar na liderança do grupo com 29 pontos e conquistar a melhor campanha de toda a primeira fase com 21 gols marcados, contra 20 do Guarany de Bagé. 

Classificação final da primeira fase da Divisão de Acesso

Por Adriano Dal Chiavon

Fonte: FOLHA DO NOROESTE
Fotos