Boa Vista do Sul decreta situação de emergência por conta da estiagem

Sexta, 14 de Janeiro de 2022 às 11h32min
(Fo Divulgação)

Na tarde desta quinta-feira (13) , o município de Boa Vista do Sul decretou  situação de emergência por conta da estiagem. Assim como outros municípios da região e do estado, a cidade sofre as consequências da falta de chuva que prejudica a criação de aves de corte; bovinocultura; parreirais, plantações de milho e outros cultivos.  Observou-se nos últimos dias o agravamento da situação, com o surgimento de locais com falta de água para o consumo humano, em algumas comunidades do interior.

Com a publicação do Decreto, será possível os agricultores renegociarem dívidas com o Pronaf e Proagro que garante a exoneração de obrigações financeiras relativas à operação de crédito rural de custeio, cuja liquidação seja dificultada pela ocorrência destes fenômenos naturais.

Ainda, o município poderá manter as ações de combate a estiagem, que já vem executando nos últimos dias, como o fornecimento de água através de caminhão-pipa, próprio e terceirizado.

De acordo com o poder público estão sendo efetuados contatos com o Governo do Estado, integradoras, empresas e produtores visando construir um programa que atenda ao longo dos anos essa necessidade básica que é a água. Estará sendo elaborado estudo e projeto visando maneiras de fomentar armazenamento de água, como por exemplo elaborar cisternas para captação de água da chuva;  medidas de redução bem como de uso correto da água.

Dessa forma, as autoridades pedem para que a população que economize água, utilize de forma correta, caso verifique que existem desvios de finalidade no uso da água potável, deve ser feita denuncia.

Outra atitude que deve ser tomada e repensada por todos é a proteção de fontes, nascentes, cursos d´água (arroios, córregos, rios), para tanto pede-se a todos que busquem junto a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente orientações para a proteção de fontes e nascentes e pedimos que tomem consciência da importância da preservação e a recuperação das matas ciliares, aliadas às práticas de conservação e ao manejo adequado do solo, garantem a proteção de um dos principais recursos naturais: a água.

Por Lilian Donadelli

Fonte: Leouve
Fotos