Defensoria Pública de FW agiliza vaga em UTI Neo Natal para recém nascido

Quinta, 30 de Junho de 2022 às 14h54min
Atendimento especializado ocorre em hospital da capital gaúcha
Foto - Reprodução

Um bebê recém-nascido em Frederico Westphalen, que estava internado e com risco de morte, obteve liminar, por meio de ação da Defensoria Pública do Estado (DPE/RS), para vaga em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) neonatal e transferência com transporte especializado para o Hospital Divina Providência, em Porto Alegre.

Segundo os documentos médicos, o bebê necessitava com urgência da transferência, devido a uma obstrução intestinal, única providência que forneceria chances de sobreviver. A criança já estava há 48 horas com o diagnóstico e na espera de liberação de vaga, sem sucesso, sendo que o agravamento do quadro impôs risco de morte iminente.

– Eram cerca de 20h do sábado quando recebi a ligação do pai pedindo desesperadamente ajuda. Estava fora da atividade naquele momento, porém, a essência da Defensoria Pública é que não deixamos de garantir direitos e lutar pelos assistidos como for. Me desloquei até minha casa, de onde ajuizei a ação e, em poucos minutos, já tínhamos a liminar. O esforço foi recompensado quando, na manhã de domingo, recebi um áudio do pai, informando que o filho estava sendo transferido e, pouco depois, que já estava em pleno tratamento”, disse o defensor público responsável pela ação, Thiago Oro Caum.

*Com informações da Defensoria Pública

Fonte: Jornal Folha do Noroeste
Fotos