Rafael Somavilla
Roteiro de longa-metragem de ficção é desenvolvido em Frederico Westphalen.
Narrativa conta com elementos de jornalismo investigativo, narcóticos e investigação criminal em sua trama.
Intitulado "Pessoa Pública" o novo roteiro de longa-metragem está em fase de desenvolvimento através do projeto Laboratório de Roteiro, com instrutor e roteirista Rafael Somavilla, onde paralelo a produção do roteiro está sendo ofertado conteúdo de construção de narrativas aos participantes cadastrados no projeto.
O filme trata de uma jornalista investigativa que se une a um detetive particular para investigar a morte de uma mulher negra na cidade de Frederico Westphalen. Com base nesta premissa está sendo desenvolvido a trama da história com cenários baseados na cidade de Frederico e personagens originais criados especialmente para a produção.
Além disso, o filme explora temas mais aprofundados em sua trama, como manipulação de narrativas, fake news, preconceito institucional, suicídio e narcóticos.
O projeto usa como base a Jornada do Herói de Joseph Canmpbell, para a construção dos elementos narrativos, com previsão de 90 minutos de duração estimada do material finalizado.
Após finalizado e feito registro no EDA (Escritório de Direitos Autorais da Biblioteca Nacional), o arquivo do roteiro e storyboard (desenhos das cenas quadro a quadro para orientar a produção) será apresentado em uma reunião de encerramento do projeto a ser divulgada. Em seguida estará apta para as próximas fases de produção.
Projeto Laboratório de Roteiro, financiado com recursos da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc) edital Municipal nº 01/2024 - Prefeitura Municipal de Frederico Westphalen, RS.
Sinopse:
A jornalista Susana Mendes, inconformada com a explicação dada pela polícia sobre a morte de uma mulher negra na cidade de Frederico Westphalen passa a investigar o caso por conta própria e descobre se tratar de uma contadora que estava prestes a fazer um acordo de delação ao Ministério Público. Então, a jornalista procura a ajuda do investigador particular Leonardo para unir forças e descobrir a verdade por trás do assassinato.
Com o andamento das investigações Leonardo e Susana passam a suspeitar do envolvimento de Beto Camargo, uma figura pública influente na cidade, em um esquema de lavagem de dinheiro do tráfico de drogas que pode ter ligação com a morte da contadora. Porém ao se aproximarem demais da máfia é desencadeada uma onda de ataques e de desinformação perigosa, que põem em risco a vida de pessoas inocentes.
Susana e Leonardo precisam descobrir a verdade antes que a máfia elimine as testemunhas e manipule as evidências de seus crimes em meio a uma campanha massiva de desinformação.
COMENTÁRIOS